TURISOL
-
Histórico
Texto: Cecília Zanotti (até 2010) e Mariana Madureira
A Embaixada da França no Brasil iniciou, em fevereiro de 2003, um programa de cooperação no setor de economia solidária. No intuito de fomentar a discussão sobre turismo solidário no Brasil, a Embaixada promoveu uma reunião de trabalho em Brasília, no dia 04 de julho de 2003. Este evento reuniu atores de diferentes projetos desta natureza no país, além de representantes de organismos públicos e outras entidades de apoio. Naquela oportunidade, foram apresentados os projetos e as instituições presentes, identificadas experiências inovadoras e discutidos meios para desenvolver este setor. O potencial para a ampliação desta proposta no Brasil ficou evidente.
Dando seqüência a esta discussão, sete projetos brasileiros – Prainha do Canto Verde (Ceará), Acolhida na Colônia (Santa Catarina), Ecoporé (Rondônia), Palmatur (Ceará), Parque Regional do Pantanal (Mato Grosso do Sul), Aldeia dos Lagos (Amazonas) e Bordados da Caatinga (Piauí) – representaram o País no Fórum Internacional de Turismo Solidário – FITS, em Marseille/França, de 25 a 30 de setembro de 2003, com o apoio da Embaixada da França no Brasil.
No intuito de continuar a discussão sobre turismo solidário no Brasil, a Embaixada promove nova reunião de trabalho em Brasília, nos dias 24 e 25 de novembro de 2003, II Encontro de Turismo Solidário com o objetivo de:
-
Avaliação da delegação brasileira quanto a participação no FITS;
-
Discutir a criação da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário;
-
Definir agenda de trabalho para 2004;
-
Propor ações visando a cooperação internacional
A partir desses encontros o grupo demonstrou seu interesse em permanecer em contato para trocar experiências e contribuir para o debate sobre o turismo solidário nacionalmente. Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os efeitos do turismo e de consolidar os empreendimentos de turismo solidário já existentes no Brasil, em 2003 nasce, informalmente, a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário – TuriSol. A rede se caracteriza pela união de diversas organizações no Brasil que desenvolvem projetos de turismo solidário e que buscam, através da união e troca de experiências, fortalecer as iniciativas existentes e despertar outras comunidades para a construção de um turismo diferente.
De 2003 a 2007 nenhuma das organizações vinculadas à rede assumiu a centralização para a execução de ações já que todos tinham bastante trabalho com o desenvolvimento do próprio projeto e consequentemente não houve captação de recursos para a realização de tais ações. Neste período alguns dos projetos que participaram das discussões iniciais deixaram de ser ativos na área, outros expandiram suas ações como o projeto Acolhida na Colônia, Prainha do Canto Verde, Instituto Terramar e ainda, alguns outros, criaram ou consolidaram ações de turismo comunitário nesse período, demonstrando interesse em continuar a discussão do turismo comunitário no Brasil, como é o caso do Projeto Bagagem, do Projeto Saúde e Alegria, do Grãos de Luz e Griô e da Cooperativa de Pais e Amigos da Casa Grande.
Em 2007 a Ashoka Empreendedores Sociais definiu como uma de suas linhas de interesse, a identificação de empreendedores sociais, ou seja, pessoas que lideram projetos sociais, na área do turismo comunitário e nomeou como fellow as empreendedoras Cecilia Zanotti do Projeto Bagagem e Thaise Guzzatti da Acolhida na Colônia, que passaram a compor o grupo de fellows de turismo comunitário no Brasil junto aos empreendedores René Scharer da Prainha do Canto Verde e Francisco Alemberg da Fundação Casa Grande.
Com o apoio da Ashoka Empreendedores Sociais e Fundação Artemísia, os 4 projetos citados acima, fortalecidos com a presença do Instituto Terramar, da ONG Grãos de Luz e Griô que sediou o encontro e do Ministério do Meio Ambiente, realizaram em novembro de 2007 um Encontro de Turismo Comunitário para retomar a consolidação da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário. Nesse encontro os projetos compartilharam resultados e objetivos comuns, discutiram a carteira de projetos de turismo comunitário que o Ministério do Meio Ambiente pretendia lançar, deram continuidade às filmagens do vídeo de turismo comunitário no Brasil, discutiram o planejamento estratégico do Projeto Bagagem e definiram os passos seguintes para a consolidação da rede.
Ao mesmo tempo, o Ministério do Turismo demonstrou interesse pelo assunto pela primeira vez e chamou para uma reunião os projetos Acolhida na Colônia, Projeto Bagagem e Fundação Casa Grande, em 24 de outubro de 2007 para discutir uma proposta de criação da rede brasileira de turismo comunitário com o Instituto Virtual do Turismo da UFRJ, junto com os Ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Como a rede já existia, como mostra o histórico acima, o Ministério do Turismo decidiu, no lugar de apoiar a criação de uma nova rede, lançar em 4 de junho de 2008 um edital para chamada de projetos de Turismo Comunitário.
Alguns membros da Turisol se articularam para uma inscrição organizada da rede, cada um coordenando uma ação, compondo assim o plano de trabalho da Turisol. Os projetos apoiados pelo Ministério do Turismo foram concluídos até o final de 2010.
Ainda contando com recursos desse período, foi realizado em 2010 o I Encontro da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Saiba mais aqui!). Também foram criadas Publicações Turisol com o histórico das principais iniciativas (Veja aqui!)
Alguns projetos apoiados pelo MTur foram bem sucedidos e outros nem tanto, como pode ser observado no estudo de monitoramento realizado pela UERJ:
Há um distanciamento entre comunidades e intermediários em todos os níveis. Logo, os produtos desenvolvidos pelas comunidades não tem respaldo mercadológico. Como conseqüência, cria-se, portanto uma dificuldade em colocar os produtos no mercado em função do baixo poder de investimento em ações promocionais, haja vista que em sua maioria muitas comunidades são de baixa renda. [...] Apesar da liderança percebida e reconhecida nas comunidades, há um elevado grau de dependência do processo da tomada de decisão. (MIELKE, 2011)
Algumas comunidades não conseguiram sequer prestar contas no programa dadas as burocracias do SINCOV, plataforma do Ministério do Turismo. Por esses motivos, apesar de ter sido uma iniciativa louvável do poder público, seu caráter pontual acabou criando mais descrença do que trazendo fortalecimento à Rede.
A descontinuidade da política pública brasileira de turismo de base comunitária e o insucesso da Agência Experimental Bagagem por desmantelamento da equipe jogaram um balde de água fria no Projeto Bagagem. Em 2012, já sem as fundadoras que se afastaram em momentos diferentes por motivos pessoais, Bárbara Munhoz e a consultora Mariana Benchimol mantêm o Bagagem vivo e realizam um lindo projeto em Paraty, mas a ONG já tem braços e energia para animar a Rede Turisol que, sem energia das demais organizações centrais, entra em um período de ostracismo.
Em 2014 uma nova diretoria assume a Associação Projeto Bagagem e propõe uma rearticulação da Rede Turisol que começa com um encontro do XIII ENTBL (Encontro Nacional de Turismo de Base Local) em Juiz de Fora-MG do qual participaram Mariana Madureira e Mayra Sayuri representando o Projeto Bagagem; Rosa Martins, Ana Sueli e Maria Aparecida representando a Rede Tucum; Ananias Nery e Alberto Viana representando as iniciativas de turismo comunitário da Bahia; representando a academia Teresa Mendonça da UFFRJ, Plínio Guimarães da UFPE e Eloise Botelho da Unirio e doutoranda da UFRJ. Thalita Tomazetti de Foz do Iguaçu e Werter Moraes da Serra do Brigadeiro também colaboraram com suas experiências.
Ainda em 2014 Mariana representa o Brasil e a Rede Turisol no FITs na Nicaragua (Saiba mais aqui!). Em 2015 é realizado o II Encontro Turisol em Brasília com a participação de mais de 180 pessoas (Saiba mais aqui!).
Desse encontro sai as bases para uma Carta de Adesão de Iniciativas de Turismo Comunitário à Rede Turisol e a constituição de uma Comissão Transitória para gestão das atividades da Rede.
Principais Marcos do Turismo Comunitário no Brasil
desde a criação da TURISOL (2003)
2003
12 a 15 de Maio
Fortaleza - CE
I Seminário Internacional de Turismo Sustentável
Realizado pelo Instituto Terramar Pauline Grosso da Embaixada Francesa participou e convidou alguns dos participantes para os eventos em Brasília e Marselha.
04 Julho
Brasília - DF
I Encontro de Turismo Solidário no Brasil (organizado pela embaixada da França)
Prainha do Canto Verde PCV (Ceará), Acolhida na Colônia, (Santa Catarina), Ecoporé (Rondônia), Palmatur (Ceará), Parque
Regional do Pantanal (Mato Grosso do Sul), Aldeia dos Lagos (Amazonas) e Bordados da Caatinga (Piauí)
25 a 30 de Setembro
Marselha - França
Fórum Internacional de Turismo Solidário - FITS
René Schärer, Thaise Guzzati, Francisco Alemberg representando o Brasil
24 a 25 de Novembro
Brasília - DF
II Encontro de Turismo Solidário
Nasce a Turisol
Novembro
Hannover
Dante International Seminar
Renne Scharer
Publicação: Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: ferramentas para um planejamento responsável
WWF Brasil
Fortaleza - CE
Livro: Turismo Comunitário e Responsabilidade Socioambiental
Luiza Neide Coriolano
2004
Costa Rica
III Encontro da Redturs
René Schärer, PCV
Mumbai - Índia
Fórum Social Mundial
Ely Fernandes, PCV; Esther Neuhaus, Terramar
México
Fórum Internacional de Turismo Solidário – FITS
René Schärer representando o Brasil
Florianópolis, Brasília, Curitiba
Encontros da Rede Turisol
França
Missão Técnica
07 operadoras
Brasília - DF
Publicação WWF Brasil: Turismo Responsável: Manual para Politicas Locais
Organização: SALVATI, Sérgio
Apoio do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc
2 estagiários
2005
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Fórum Social Mundial
Lindomar Fernandes, PCV
Fórum Brasileiro. Não Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento criou o Grupo de Trabalho GT - Turismo Sustentável
Publicação: Um outro turismo é possível! Reflexões sobre desigualdades, resistências e alternativas no desenvolvimento turístico
Publicação: Um outro turismo é possível! Reflexões sobre desigualdades, resistências e alternativas no desenvolvimento turístico
2006
Panamá
IV Encontro da Redturs
Lindomar Fernandes, PCV
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável
Livro: O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza
CORIOLANO, Luzia Neide Menêzes Teixeira
2007
Encontro de Planejamento do Ecoturismo de Base Comunitária das comunidades do Tapajós e Arapiuns
PSA, MMA, MTur, Projeto Bagagem, Estação Gabiraba, Ambiental Expedições, INPA e ICMBio
Brasília - DF
V Encontro da Redturs
participação de René Schärer representando o Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Reunião com Ministério do Turismo (durante a ABAV)
Ministério do Turismo, os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, UFRJ
Lençóis - BA
Encontro de Turismo Comunitário
6 projetos e MMA e proposta de consolidação da rede
Outubro
Pretoria e Johannesburgo - África do Sul
Seminário SEED Awards. Entrega do prêmio SEED ao Projeto Bagagem e oficina participativas
Nações Unidas e Projeto Bagagem, representado por Cecília Zanotti e Ana Gabriela Fontoura
2008
Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra
Missão técnica
Contato com 13 organizações e agências de turismo responsável
12 a15 de Maio
Fortaleza - CE
II Seminário Internacional de Turismo Sustentável
DavidePompermeir, Cecilia Zanotti, Daniele Gelbcke, Werter Moraes, Lucilene Paiva, Mercês Parente, Ivan Bursztyn, Ana Gabriela Fontoura
CE
Lançamento da Rede TUCUM
Brasília - DF
Edital do Ministério do Turismo de apoio a iniciativas de Turismo de Base Comunitária
50 projetos, 07 da Rede Turisol. Investidos R$ 7 milhões (incluindo contrapartida)
24 a 28 de Agosto
São Luiz - MA
Encontro de Comercialização da Turisol
São Paulo - SP
Publicações Turisol
2009
Janeiro
Belém - Pará
Fórum Social Mundial – FSM. Mesa de diálogos sobre Ecoturismo de Base Comunitária na Amazônia
Estação Gabiraba, Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB e Instituto Peabiru. Grupo dos 10 e grande comissão Turisol
Brasília – DF
Publicação do livro Turismo de Base Comunitária: Diversidade de olhares e experiências brasileiras
MTUR e UFRJ (Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn)
14 a 16 de Agosto
Nova Olinda - CE
Seminário Internacional de Turismo de Base Comuniário
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
13 a 18 de Outubro
PR
Seminário de Formação e Troca de Experiências Brasil – França
Organizado pela Acolhida na Colônia
15 a 21 de Novembro
Guatemala
VI Encontro da Redturs
Participação de René Schärer representando o Brasil
Mostra de TBC em três eventos nacionais: IV Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, Adventure Sports Fair e Festival de Turismo de Gramado
MTur e Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC)
18 a 23 de Novembro
CE
Gestão do Turismo Comunitário e Questões Fundiárias
Organizado pelo Instituto Terramar
Belém - PA
Fórum Global sobre Turismo Sustentável
Durante o IX FSM 2009, onde foi deliberada a Declaração de Belém
01 e 02 de Dezembro
Manaus - AM
Seminário: Bases, Potencialidades e Riscos para o Turismo Sustentável na Bacia do Rio Negro
Ambiental – ISA, Projeto Bagagem e Estação Gabiraba
Campinas
Desenvolvimento turístico de base comunitária: uma abordagem prática e sustentável
MIELKE, Eduardo Jorge Costa
2010
14 a 18 de Junho
Uruçaba – BA
Encontro Nacional da Rede Turisol
Organizado pelo Projeto Bagagem
16 a 18 de junho
Foz do Iguaçu – PR
I Mostra de Turismo Sustentável
Edital para novos membros – Rede Turisol
Brasília - DF
Publicação MTUR: Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária
Ana Beatriz Serpa; Karina Cobucci Salles; Kátia T. P. da Silva; Maria Fernanda Barrillari; Rodrigo Ramiro
2011
20 Julho a 01 Agosto
Costa Rica
Missão Técnica
Representada por Alberto Vianna
Lançamento do Edital TAM de apoio ao Turismo Sustentável
14 e 15 de junho
Georgetown - Guiana
Oficina Técnica Regional e Fórum Público sobre Desenvolvimento do Turismo Comunitário Ambientalmente Sustentável na Amazônia
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA e Estação Gabiraba como moderadora
Rio de Janeiro - RJ
Livro: O Povo do Aventureiro e o turismo de base comunitária: Experiências Vivenciadas na Vila do Aventureiro - Ilha Grande, RJ
Organizadoras: Teresa Cristina de Miranda Mendonça e Edilaine Albertino de Moraes
17 e 18 Junho
Foz do Iguaçu - PR
II Mostra de Turismo Sustentável
56 expositores
Manaus - AM
Criação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia
Teresópolis - RJ
Publicação Monitoramento dos Projetos de Turismo de Base Comunitária
UERJ (coord. Prof. Eduardo Mielk)
23 a 27 de Outubro
Cuiabá - MT
II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS). Palestra “Turismo de Base Comunitária na Amazônia”
Estação Gabiraba
03 e 04 de Novembro
Manaus - AM
I Workshop de Turismo de Base Comunitária no Amazonas
ESAT e UEA
Rio de Janeiro - RJ
Publicação: Marco Referencial Teórico para o Turismo de Base Comunitária
UFRJ
29 de Novembro a 01 de Dezembro
São Luís - Maranhão
Seminário de Ecoturismo de Base Comunitária nas Reservas Extrativistas
ICMBio e diversos parceiros (incluindo Estação Gabiraba e o professor Davis Gruber)
2012
Junho
Rotterdam - Holanda
Publicação do artigo “Community-Based Ecotourism in the Brazilian Amazon: The experience of the Institute Peabiru”, na revista DevIssues
DevIssues – Erasmus University. Autora: Ana Gabriela Fontoura
Março
Milão - Itália
Feira Fá La Cosa Giusta
Organizado por Terra di Mezzo com participação de 6 iniciativas de TBC do Brasil
28 e 29 de Abril
Nova Olinda - CE
Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária do Cariri
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
15 a 23 de Junho
Rio de Janeiro - RJ
Fórum "Turismo, Sustentabilidade e Futuro"
Ocorrido em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20, que resultou na Declaração Turismo, Sustentabilidade e Futuro
24 a 27 de Setembro
Natal - Rio Grande do Norte
Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – CBUC: Painel: Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação
IDESAM, Fundo Vale, Instituto Peabiru e Estação Gabiraba
27 a 28 de Setembro
Manaus - AM
II Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia
Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas
16 a 18 de Outubro
Rio de Janeiro - RJ
Fórum Mundial de Negócios Sociais – SEWF. Apresentação da iniciativa de negócio social da Estação Gabiraba no stand do Fundo Vale
Fundo Vale e Estação Gabiraba
29 e 30 de Novembro
São Luís - Maranhão
Encontro de Turismo do Maranhão, oficina “Formatação de Roteiros de Turismo de Base Comunitária”
SETUR-MA e Estação Gabiraba
6 e 7 de Dezembro
Belém - Pará
Seminário de Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federal
ICMBio, GIZ, Estação Gabiraba, CNS, UFPA, Instituto Federal do Pará; SETUR-Pará, Instituto Mamirauá e Consultoria Circulah
Pará
Publicação: Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará
IDESAM, Fundo Vale e Peabiru. Autores: Carlos Koury, Eduardo Rizzo e Ana Gabriela Fontoura
2013
Março
Berlim - Alemanha
Participação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia na ITB Berlin
Participação financiada pela GIZ
Março
Milão - Itália
Participação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia na Feira Fá La Cosa Giusta
Organizado por Terra di Mezzo (Participação financiada pela GIZ)
Agosto
Guajará-Mirim - Rondônia
Seminário Turismo de Base Comunitária, organizado pela equipe gestora da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto
ICMBio, parceiros de Universidades da Bolívia, Estação Gabiraba, Instituto Mamirauá e Associação de Mulheres do Pesqueiro - ASMUPESQ
28 a 31 de Agosto
Matinhos - PR
III Colóquio Turismo e Comunidades: Meio Ambiente e Desenvolvimento de Produtos Solidários
Organizado pela UFPR
Setembro
São Paulo - SP
Criação da Garupa, plataforma de crowdfunding exclusiva para turismo sustentável
28 e 29 Novembro
Manaus - AM
III Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia
Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas
WTM em Londres
Bonito - MS ganha prêmio mundial de destino sustentável
2014
12 de Novembro
Juiz de Fora - MG
XIII ENTBL – Encontro Nacional de Turismo de Base Local (reunião de articulação da Rede Turisol)
Mariana Madureira, Mayra Sayuri, Projeto Bagagem; Rosa Martins, Ana Sueli, Maria Aparecida, Ananias Nery, Alberto Viana, Teresa Mendonça, Plínio Guimarães, Eloise Botelho, Thalita Tomazetti e Werter Moraes
21 a 26 de Setembro
Granada - Nicarágua
FITS – Forum Internacional de Turismo Sostenible
Participação Mariana Madureira
26 a 28 de Novembro
Parintins-AM
IV Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"
Organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas
2015
Bahia
Reuniões de articulação para participação no II Encontro Turisol
CESE, CECVI, Calafate, ComuniCulturi, Alberto Viana
14 e 15 de Abril
Rio de Janeiro - RJ
I Congresso de Turismo Comunitário na Rocinha
Organizado por: Rio+Social, em parceria com o Sebrae/RJ, o Fórum de Turismo da Rocinha e a Biblioteca Parque da Rocinha
23 a 25 de Julho
Tarituba, Paraty - RJ
I Encontro de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde
Promoção da Prefeituras de Angra dos Reis e Paraty
13 a 15 de Agosto
Brasília - DF
II Encontro Nacional da Rede Turisol
Organizado pelo Projeto Bagagem com suporte de Grãos de Luz e Griô
26 a 28 de Novembro
Tefé - AM
V Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"
Grupo de Pesquisa - Desenvolvimento Socioambiental e Turismo na Amazônia, da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
2016
21 a 23 de Novembro
Manaus - AM
XIV Encontro Nacional de Turismo de Base Local (ENTBL)
Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas
23 a 26 de Novembro
Manaus - AM
XI Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur)
VII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC)
Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas
2017
03 a 06 Março
Berlim - Alemanha
Transforming Tourism – O turismo na Agenda 2030
Projeto Bagagem representou o Brasil
22 a 26 de Março
Boa Vista Roraima
V Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"
Organizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR)
22 a 26 de Março
Gachantivá - Colômbia
I ELTC – Primeiro Encontro Latino Americano de Turismo Comunitário
Mariana Madureira, Jussara Rocha, Ana Gabriela Fontoura, Adriana Lima, Thalita Tomazetti, Gustavo Pinto, Edron Marques Rosejane Evangelista e Danielle Marcondes